Vereadores instauram CPI da Prolagos

Câmara cobra esclarecimentos dos serviços prestados pela empresa

#Município POR LORENA BRITES 02 DE JULHO DE 2019
Há pouco mais de um mês após assumir o mandato, o vereador Willian Luz (PT) tem mostrado aos companheiros a vontade de manter uma Câmara ativa em Arraial do Cabo. Atualmente, Willian Luz está à frente da CPI da Prolagos, juntamente com os vereadores Ton Porto (PC do B) e Alexandre Barreto - Galego (PEN), formando a Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga as condutas da Concessionária de abastecimento de água e saneamento no município.
De acordo com os vereadores, desde que a empresa passou a gerir o sistema de tratamento de esgoto, a população vem sofrendo com cobranças abusivas, estima-se um aumento de 83% nas tarifas. Além da falta de transparência do valor da taxa de esgoto que não é discriminada na conta final ao consumidor. Outra questão que também motivou a abertura da CPI é a má prestação de serviço da empresa ao município, tendo em vista os transtornos enfrentados pelos moradores no período de fortes chuvas na cidade. Diversas residências são invadidas pela força da água, em algumas casas, a água retorna pelo próprio ralo, por exemplo.
Entre as reivindicações dos vereadores está uma rede separativa de esgoto. Hoje em dia a Prolagos atua com o sistema de “coleta tempo seco”, que consiste na interceptação do esgoto presente nas galerias da rede pluvial, evitando que o mesmo seja despejado in natura no meio ambiente. Sendo liberado apenas quando atinge um nível pré-estabelecido de acordo com as autoridades, ONG’s e órgãos ambientais. No entanto, este sistema parece não funcionar de maneira eficaz no município, causando diversos prejuízos à população cabista.
Com intuito de atender às demandas do povo, a Câmara de Vereadores irá promover uma audiência pública a fim de que os moradores possam acompanhar e participar destas ações contra a Prolagos. A ideia é que a concessionária esclareça as atividades para dar mais clareza aos cidadãos.
O debate está marcado para o dia 18 de julho, às 17:30, no Colégio Municipal Francisco Porto de Aguiar, na Praia dos Anjos. Para a discussão foram convidados ainda, promotores do Ministério Público e o Procon do município.