Câmara se reúne com representantes de escolas particulares de Arraial do Cabo

Vereadores propuseram redução de 30% no valor das mensalidades

#Educação POR LORENA BRITES 22 DE ABRIL DE 2020

Os vereadores reuniram-se na manhã desta quarta-feira (22), com os representantes das escolas particulares do município cabista, a fim de discutir a redução temporária do valor das mensalidades durante o período de suspensão das aulas presenciais devido a pandemia do covid-19. O presidente, Thiago Félix, propôs a redução em até 30%, entretanto, os gestores das respectivas escolas ofereceram somente desconto de 15%.

Por não chegarem a um consenso e não haver quórum suficiente na plenária, estando presente apenas o presidente e os vereadores, Ayron Freixo, Sppencer Cardoso e Davi Siciliano (Pancinha), não foi possível colocar a medida em votação. "Várias escolas de diferentes estados estão aderindo à redução de 30%. Entendemos que não é momento para pensar somente no lucro nas unidades de ensino, e sim, de união para que todos fiquem minimamente confortáveis sem grandes prejuízos. Atualmente as escolas estão fechadas, então, despesas administrativas como energia elétrica, limpeza, água, alimentação, entre outras, tiveram queda significativa de custos, por isso, acho válido que as escolas abatam parte do valor da mensalidade para os responsáveis poderem continuar honrando seus compromissos. Nosso objetivo é conciliar uma equação justa para ambas as partes. Sabemos de pais que perderam seus empregos, ou que estão com salários reduzidos, essa crise vai passar, mas temos que colaborar. Saí triste da reunião por não conseguirmos uma resolução. Em breve retomaremos o assunto na esperança de maior compreensão dos donos de escolas particulares", relatou o presidente.

Após a reunião o presidente abordou também outros assuntos. Encaminhou um ofício ao poder Executivo solicitando informações sobre os recursos investidos no combate ao coronavírus, o número de leitos disponíveis no hospital e o valor total a ser gasto na construção do Pronto Socorro de Figueira. "Nosso trabalho não parou, estamos atentos a todas as demandas referentes ao povo, e assim seguiremos na medida do possível", Concluiu.