CÂMARA INFORMA SOBRE A CAMPANHA OUTUBRO ROSA

#Administração POR IVES DOS SANTOS MARTINS PEREIRA 25 DE OUTUBRO DE 2023

Outubro Rosa é um movimento mundial de conscientização que tem o propósito de alertar a sociedade e principalmente as mulheres sobre a prevenção e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, além de promover a conscientização, sendo incluído o câncer do colo do útero recentemente na campanha.

O autoexame é de extrema importância, pois o sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. Quando detectado nos estágios iniciais, o tratamento do câncer de mama se torna mais eficaz, impedindo que o tumor alcance outros órgãos e, em grande parte dos casos, aumentando as chances de cura. Sendo assim o diagnóstico precoce é o maior aliado para o tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade.

O Presidente da Câmara, Pedro Caju, destaca a importância do Outubro Rosa para a conservação da boa qualidade de vida das mulheres: "temos que ter em mente o quanto a prevenção é importante para a cura dessa doença. A campanha do Outubro Rosa vem como um lembrete da necessidade do cuidado com a vida, mas devemos reforçar que é importante consultar um profissional de saúde, e os exames devem ser regulares. A Câmara Municipal está sempre aberta para ações que sejam vitais para a proteção da saúde da nossa população", enfatiza Caju.

Como prevenção toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar o serviço de saúde para realizar a mamografia anualmente, e as mulheres na idade entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos, mesmo que não hajam sintomas.