CÂMARA INFORMA SOBRE O FIM DA CAMPANHA "SETEMBRO AMARELO"

#Administração POR IVES DOS SANTOS MARTINS PEREIRA 27 DE SETEMBRO DE 2023

A Câmara Municipal vem destacar o final da campanha contra o suicídio conhecida como Setembro Amarelo. Em 2013, a campanha foi colocada no calendário nacional, pelo presidente da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), Antônio Geraldo da Silva, e desde 2014 a ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina - CFM, divulgam e conquistam parceiros no Brasil inteiro com essa linda campanha.

Trata-se de uma triste realidade, onde são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo, número este que aumenta a cada dia, principalmente entre os jovens.

As pesquisas mostram que cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais, estando em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

O Presidente da Câmara Pedro Caju se pronunciou quanto a importância da campanha para a cidade, "sinto que é necessário termos uma atenção especial para as pessoas ao nosso lado, nossa família, filhos, amigos e sempre estarmos atentos as mudanças de comportamento. Também é muito importante conversar sempre. A Câmara Municipal abraça essa campanha tão essencial para o desenvolvimento saudável da nossa sociedade", ressalta Caju.

O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, porém todo o mês se tornou um marco de referência, transformando o Setembro Amarelo na maior campanha anti estigma do mundo. Em 2023, o lema é "Se precisar, peça ajuda!" e diversas ações já estão sendo desenvolvidas durante todo o ano.