Vereadores instauram CPI para investigar fraudes em licitações do município

Sessão teve dicussão com temas polêmicos

#Município POR LORENA BRITES 18 DE AGOSTO DE 2020

A sessão da Câmara Municipal de Arraial do Cabo foi agitada nesta terça-feira (18), os vereadores colocaram em discussão alguns temas espinhosos, como por exemplo, o requerimento do vereador Ton porto, que contou com o apoio do presidente Thiago Félix e do vereador Luciano Farias Aguiar (Tequinho), sobre a solicitação ao acesso integral da folha de pagamento da prefeitura referente aos anos de 2017 a 2020, a fim de esclarecer suspeitas de pagamentos à funcionários fantasmas. Segundo o vereador, o Portal da Transparência que deveria tornar público as despesas do governo, omite algumas importantes informações, no entanto, a proposta foi recusada pela maioria da casa. Em contrapartida, os vereadores criaram uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar as irregularidades apontadas pelo Ministério Público com relação a fraudes em licitações e contratos superfaturados do Poder Executivo.

Além disso, vereador Luciano Farias Aguiar (Tequinho), junto aos vereadores Ton Porto e Thiago Felix fizeram um requerimento pedindo todo detalhamento a respeito dos recursos oriundos do combate ao covid-19 no município, bem como contratação de pessoal, compra de equipamentos, de remédios, e etc., com objetivo de fiscalizar os contratos e processos licitatórios relativos ao caso. Outros projetos foram debatidos, a indicação do vereador Davi Siciliano (Pancinha) que dispõe sobre a implantação de um sistema eletrônico para viabilizar a checagem de documentos de turistas na entrada da cidade. "A ideia é otimizar o tempo de espera para os turistas que queiram entrar na cidade. No último fim de semana vimos que a experiência de reabertura da cidade causou bastante demora e algumas confusões no trânsito. Acredito que um sistema digital possa reduzir esses transtornos, especialmente no período da alta temporada, em que cresce o número de pessoas em circulação no município". Explicou.

Para ver estas e outras questões discutidas durante a sessão, acesse o canal oficial da Câmara no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=KE7GwBpmwV4&feature=youtu.be