CÂMARA RECEBE O DIRETOR PRESIDENTE DA PROLAGOS PARA EXPLICAÇÕES SOBRE CONCESSÃO DE ÁGUA E ESGOTO EM ARRAIAL DO CABO

#Administração POR IVES DOS SANTOS MARTINS PEREIRA 15 DE DEZEMBRO DE 2022

A Casa Legislativa recebeu na sessão do dia 13 de dezembro, a convite do Presidente da Câmara, o diretor presidente da Prolagos, Sr. Pedro Freitas, para conceder explicações sobre serviços de fornecimento de água e tratamento de esgoto, além de responder perguntas dos Vereadores e questionamentos da sociedade em geral referente aos assuntos em questão.

Durante a sessão, foram abordados assuntos como a abertura do canal durante as chuvas, o odor e perigo de contágio da água resultante da ação, bem como o impacto direto na Praia dos Anjos, onde desagua o canal, onde o Sr. Pedro explicou sobre os sistemas paralelos de esgoto e de galerias pluviais da cidade no qual, segundo ele, tais galerias são de responsabilidade do município. Falou também sobre a substituição de rede de captação a tempo seco para captador absoluto que é uma rede exclusiva para esgotamento sanitário, além do plano de investimento para o município de Arraial do Cabo, com a modernização da estação da usina de tratamento de esgoto em torno de 2 a 3 anos.

Foi perguntado sobre o plano de implantação dos 40 por cento de instalação dos sistemas de esgoto que faltam para a população, onde foi respondido sobre a necessidade da aprovação definitiva dos processos de ciclos de investimentos pela agência reguladora, para a inclusão no contrato de concessão. Foi relatado também sobre a proposta da formação de parceria público-privada para instalar um plano de investimento de rede de esgoto em paralelo ao investimento da rede de água, que deverá alcançar a extensão até o distrito de Pernambuca.

Tratou-se sobre o odor ocasional na área conhecida como Rebeche, onde foram traçados estudos para a solução do problema, assim como o pagamento da taxa de esgoto onde não há tal serviço, principalmente nos distritos, sendo explicado que o sistema de tempo seco é coletivo, gerando uma tarifa geral.

O Sr. Pedro também falou sobre as chuvas intensas recentes e explicou sobre o bloqueio marítimo que criou uma barreira física pela própria água do mar, agravando o caso de transbordamento nesse caso.

A sessão completa se encontra no canal do Youtube da Câmara Municipal de Arraial do Cabo.