CÂMARA MUNICIPAL INFORMA SOBRE A CAMPANHA OUTUBRO ROSA

img
#Administração POR IVES DOS SANTOS MARTINS PEREIRA 13 DE OUTUBRO DE 2022

A Câmara Municipal de Arraial do Cabo informa sobre a campanha Outubro Rosa e vem abordar o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames, iniciativa essa que é fundamental para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar ações para maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O mês de Outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, proporcionar ações para maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O câncer de mama é o tipo mais frequente na mulher brasileira. Nesta doença, ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama, que multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor mo.

Porém o sintoma da doença mais fácil de ser percebido pela mulher, é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja e também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. O exame das mamas realizado pela própria mulher, apalpando os seios, ajuda no conhecimento do próprio corpo, entretanto, esse exame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado. Deve-se lembrar que nem todo caroço é um câncer de mama, por isso é importante consultar um profissional de saúde.

É extremamente necessário que toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente, além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. A intenção é aumentar o acesso ao diagnóstico precoce da doença. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não haja sintomas.

Ter uma alimentação saudável e equilibrada (com frutas, legumes e verduras), praticar atividades físicas (qualquer atividade que movimente seu corpo) e não fumar. Essas são algumas dicas que podem ajudar na prevenção de várias doenças, inclusive do câncer.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito